top of page

BREVE HISTÓRIA DA

CATEDRAL DO SENHOR BOM JESUS DA LAPA

 

Nos primeiros anos do século XX, vivia em Anápolis uma senhora negra de nome Maria Teresa de Jesus, mais conhecida por Dona Teresona. Natural da Bahia, trouxe consigo a devoção ao Senhor Bom Jesus da Lapa e passou a fazer novenas em casa. Para isso, encomendou de sua terra uma pequena estampa do Bom Jesus, a qual depositou num oratório. No começo, participavam familiares e vizinhos, mas, com o tempo, os devotos cresciam e a novena realizada a cada 06 de agosto ganhava novas proporções.

 

Ao observar a festa, o Pe. Henrique Isquierdo Oliver quis assumi-la oficialmente e para isso adquiriu uma imagem do Bom Jesus da Lapa e a entronizou em maio de 1913 num altar da antiga matriz de Sant’Ana. Já em 1914, constrói a capela dedicada ao Bom Jesus, que passa a ser palco de uma grande romaria, tanto é que, na primeira festa em 1915, o pároco contabilizou a presença de seis mil fiéis que com suas barracas e carros de boi, ocupavam o largo da nova capela.

 

Ao chegar a Anápolis no ano de 1932, o então cônego João Olímpio Pitaluga, pároco da Sant’Ana, retoma no ano seguinte a edificação da igreja. Ciente do cenário, o Arcebispo Dom Emanuel Gomes de Oliveira criou, em 26 de abril de 1935, a Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa e, como primeiro pároco, assumiu o próprio padre Pitaluga que, ao sair da Paróquia Sant’Ana, entregou-a aos padres salesianos.

 

Já em 1941, o projeto da igreja é reformulado, no qual tomam parte o engenheiro João Argenta e o arquiteto Benedito Calixto de Jesus Netto, que concebe pouco depois o Santuário Nacional de Aparecida.

 

Em 1956, Pe. Pitaluga reassume a Paróquia e a transforma em um centro de assistência para os mais pobres, seja na educação, através da Escola Dom Prudêncio, ou na saúde com o Ambulatório Bom Jesus...

 

Em 1964, iniciou-se a divulgação da ideia de criação da Diocese de Anápolis. Mons. Pitaluga passou, então, a se articular e a preparar as coisas necessárias. Sensibilizou e reuniu os fiéis, reuniu-se com os padres das paróquias que comporiam a nova Diocese e começou a preparar a Paróquia que deveria ser transformada em Catedral.

 

Ao longo dos anos, a Igreja tornava-se insuficiente ante o número de fiéis. Desejoso de resolver essa condição, Mons. Luiz Ilc lançou um movimento junto ao povo para levantar recursos destinados à reforma e ampliação da Igreja. Iniciados em 1993, as obras foram concluídas em três anos.

 

Fonte: Álbum Comemorativo 50 anos Da Diocese de Anápolis

bottom of page